Que os vídeos online conseguiram se consolidar no marketing e se tornaram uma tendência global não é novidade para ninguém, mas dúvidas diversas relacionadas a formato e conteúdo surgem com frequência. Uma das mais importantes a serem esclarecidas é se vídeos curtos nas redes sociais geram resultado.
Está preparado para descobrir? Então, confira este artigo em que abordaremos algumas oportunidades para conseguir bons resultados em redes sociais. Boa leitura!
Formatos de vídeo no nosso cotidiano
Pois bem, pensando em sanar essa dúvida, o Google realizou uma pesquisa comparando os resultados de vídeos curtos e de vídeos mais longos no marketing.
Descobriu-se, então, que ambos são interessantes e têm peculiaridades, mas que vídeos mais curtos, apesar de não disporem de tanto tempo para contar uma grande história, cativam mais facilmente por serem diretos e poderem equilibrar melhor o tempo da história com o de exibição da marca.
Outro importante fator é que vivemos em uma época na qual o conteúdo móvel está em alta e os usuários de smartphones e tablets têm preferência por vídeos mais “dinâmicos”, que possam ser escalados com facilidade nos intervalos de suas tarefas.
Algumas oportunidades e reflexos
Um exemplo do sucesso desse formato de vídeo é a plataforma Vine, que estourou há alguns anos, cuja influência pode ser notada em, praticamente, todas as redes sociais, sendo o próprio Instagram Stories inspirado no serviço e formato mais dinâmico.
Outra forma de fazer bom uso dos vídeos mais curtos e conseguir resultados positivos nas redes sociais é tentar captar a atenção dos usuários nos micro-momentos, ou seja, aqueles em que estão rolando a timeline despretensiosamente.
O Instagram também faz muito bom uso dessa mecânica no feed de notícias e prova que não é coincidência que tenha se tornado umas das redes sociais preferidas dos usuários no mundo todo (principalmente no Brasil, onde é a segunda favorita das pessoas).
Conheça algumas dicas para criar vídeos curtos nas redes sociais
Confira, logo abaixo, algumas informações que deverão ajudá-lo a construir vídeos melhores, seja na hora de passar uma mensagem, no marketing digital ou comportamento dos usuários.
Vídeo mudo
É altamente importante destacar e ter em mente que é muito comum que esse tipo de vídeo seja visto sem áudio, graças à natureza e tendência das plataformas e feeds de notícias. Portanto, procure organizar o conteúdo em vídeo de forma que o usuário capte a ideia sem, necessariamente, precisar ativar o som, para que ele não perca força!
Otimização mobile
Otimização móvel logo será o padrão definitivo do mercado, não apenas para vídeos, mas para tudo. O uso do desktop — computador de mesa — diminui cada vez mais, sem dizer que a otimização mobile é um dos critérios primordiais no marketing digital para buscas orgânicas, dentro das práticas de SEO.
Vídeos quadrados
Estes vêm se tornando tendência, principalmente para o público dos smartphones, pois não necessitam que o usuário gire a tela do aparelho para enquadrar melhor o vídeo. Ou seja, um diferencial pelo conforto.
Existe uma série de práticas a serem dominadas que ajudarão a obter resultados melhores com seu conteúdo publicado em vídeos curtos nas redes sociais, mas as três que citamos são primordiais e já farão muita diferença na hora de organizar as ideias e estabelecer novas estratégias!
E aí, gostou do nosso artigo? Pois aproveite, então, para ler também sobre o novo recurso do Instagram, o IGTV, e complementar o seu conhecimento!
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