Se fazer vídeo é necessidade, sua empresa cria como obrigação?
- Simone Cyrineu
- 13 de jun.
- 2 min de leitura
Antes de qualquer resposta para essa pergunta, é fundamental refletir sobre como o marketing evoluiu e como sua estratégia está acompanhando essas transformações.
Criar como obrigação é não levar em consideração uma série de fatores comunicativos e apenas cumprir uma agenda.
É ignorar que, no cenário atual, quem não produz vídeos com objetivos bem definidos em plataformas específicas está perdendo espaço e relevância no mercado.
Hoje, a jornada de compra é mais fragmentada do que nunca.
No B2B, os ciclos de vendas estão mais longos, complexos e exigem uma abordagem que entregue informações claras e de alto valor em cada interação.
Ao mesmo tempo, a atenção do público é cada vez mais disputada.
Agora, qual formato consegue entregar mais valor em menos tempo, com clareza e conexão emocional?
Sim, a resposta é o vídeo.
No entanto, não estamos falando de qualquer vídeo.
Por isso, vamos investigar o que faz um vídeo de fato eficiente e como sua empresa pode se beneficiar disso para criar da melhor forma.
O que levar em consideração
Estratégia e objetivos claros: Um vídeo deve estar alinhado à estratégia de marketing da sua marca. Ele precisa ser projetado para atingir objetivos específicos, como educar, qualificar a audiência ou fortalecer a confiança no seu produto.
Linguagem visual: Cada elemento, das cores à narrativa, deve refletir a identidade da sua empresa. Isso garante consistência e fortalece o reconhecimento da marca.
Foco na narrativa: Em especial no B2B, onde as vendas costumam envolver múltiplas partes interessadas e decisões complexas, é essencial apresentar sua proposta de valor de forma direta e envolvente.
Produzir vídeos de forma recorrente não é mais uma questão de diferencial, é uma base para se manter competitivo.
Se você só utiliza vídeos de vez em quando ou está criando mecanicamente para atender um checklist de marketing, você está desperdiçando potencial.
Imagine, agora, dois cenários:
Um cliente em potencial recebe um e-mail com um PDF anexado ou um texto longo e técnico.
O mesmo cliente recebe um vídeo de 1 minuto, que combina ritmo dinâmico, elementos visuais e uma narrativa que comunica precisamente como sua solução pode resolver o problema dele.
Em qual dos dois cenários você acha que a mensagem será absorvida e lembrada?
Para que sua marca colha os benefícios de uma estratégia de vídeo, é importante que o conteúdo audiovisual atenda a três pilares principais:
Qualificação: Vídeos que ajudam seu público a entender o valor do seu produto ou serviço, diferenciá-lo dos concorrentes e identificar se ele é o ajuste ideal para as necessidades dele.
Educação: Ofereça informações relevantes e conteúdo que preparem seus leads para a tomada de decisão.
Confiança: Vídeos bem produzidos fortalecem a percepção de confiabilidade em relação à sua marca.
Se sua empresa ainda não tem uma estratégia de vídeo recorrente ou não a trata de forma realmente prioritária, você pode estar deixando oportunidades e receita na mesa.
O que você está esperando para explorar todo o potencial do audiovisual no seu negócio?
Este é o momento de repensar suas estratégias, investir em vídeos que geram impacto e transformar a forma como sua empresa comunica seu valor.
Vamos conversar sobre como sua marca pode dar o próximo passo com uma estratégia de vídeo bem estruturada?




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