Não é segredo que a produção de vídeo vem conquistando muito respeito no mercado, provando-se efetiva e tornando-se, cada vez mais, uma forte tendência. Recebemos, diariamente, contato de empresas interessadas em fazer um orçamento de um vídeo institucional, a fim de descobrir o valor médio de custo e avaliar a viabilidade do investimento.
A questão é que, de antemão, o custo é muito variável, tornando essa uma resposta não tão simples. Afinal, cada projeto tem as suas particularidades, assim como cada cliente tem seu próprio orçamento e objetivos.
Porém, é possível desmistificar algumas coisas entrando um pouco mais nos detalhes dos processos por trás do serviço, a fim de entender melhor o investimento e chegar a uma ideia de valor de custo. Interessado? Então, este artigo é para você. Boa leitura!
Qual o motivo da grande variação de valores?
Deve-se ter em mente, ao contratar um serviço de vídeo institucional, que se trata da compra de um projeto, não de um produto pronto. É importante perceber isso para entender quais projetos podem ser desenvolvidos com orçamentos variados. O orçamento influencia no tamanho, na complexidade e, consequentemente, na qualidade final do produto e seu retorno.
O mercado audiovisual apresenta muitas variantes, tais como grande gama de equipamentos com diferentes especificações (câmeras, lentes, microfones, iluminação, entre outras), quantidade de serviços técnicos diferentes (correção de cor, finalização de imagem, áudio, entre outros) e até mesmo profissionais com diferentes leques e níveis de experiência ou habilidade.
Portanto, optar por procedimentos ou equipamentos específicos afetará diretamente o valor do serviço, mas podemos afirmar que é possível desenvolver um bom projeto trabalhando com uma margem orçamentária entre 10 mil e 40 mil reais.
Como escolher a produtora ideal?
Separamos algumas diretrizes com as quais se preocupar na hora de avaliar produtoras, confira já!
Focar mais a qualidade, menos o preço
Para ajudá-lo a escolher o serviço que atenda melhor às suas necessidades, recomendamos a você não focar o preço, apesar de ser a curiosidade mais comum, logicamente. Não que o preço não seja importante, mas é muito importante saber dividir a atenção com a qualidade e as soluções presentes no serviço, a fim de evitar aquele velho “barato que sai caro”.
Analise o portfólio virtual
É uma ferramenta essencial na hora de buscar uma produtora qualificada. Por meio dele, é possível descobrir os melhores projetos que a empresa já realizou, assim como ter uma noção da quantidade de clientes que já a contrataram.
A dica é analisar a solidez da empresa, experiência e serviços oferecidos.
Busque um serviço personalizado
Geralmente, buscamos inovação e criatividade para nossos projetos, mas é comum encontrar empresas que criam campanhas muito parecidas, com pouco apelo no quesito “diferencial”.
Avalie prazos, metas e necessidades orçamentárias com a produtora
Avalie se a produtora consegue trabalhar com prazos curtos, em caso de necessidade extrema, sem precisar reduzir a qualidade do produto final. Contanto que suas metas sejam acessíveis, é necessário consultar a empresa sobre a possibilidade de um alinhamento de ideias.
Pensando nisso, outro fator importante a destacar é que as necessidades e complexidades da empresa impactarão no orçamento do projeto. Recomendamos, então, encontro com os executivos da produtora para realizar uma reunião de briefing.
Com essas dicas em mente, você já entende melhor o processo para, não só realizar o orçamento de um vídeo institucional, como já consegue selecionar e contratar o próprio serviço que mais convém!
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