Que o Instagram é a rede social do momento, não podemos negar. Fechou 2017 com 800 milhões de usuários ativos e, em junho de 2018, chegou a ter 1 bilhão. Outra característica que nos permite garantir a relevância dessa rede é o seu potencial de engajamento: 10 vezes maior que o do Facebook e 84 vezes maior que o do Twitter.
Mas todo esse crescimento parece não ser o limite. O Instagram continua inovando e oferecendo cada vez mais oportunidades para que sua empresa consiga estabelecer uma presença digital mais efetiva e abrangente.
O último lançamento foi em 20 de junho deste ano: o IGTV. Ele permite a divulgação de vídeos de até 60 minutos, uma ferramenta que proporciona ainda mais engajamento. Quer saber mais sobre o IGTV e como aproveitar essa oportunidade? Então, esse post foi feito para você.
O que é e como usar o IGTV?
Bem, como falamos, esse recurso permite a publicação de vídeos maiores. O IGTV permite que sejam divulgados vídeos na posição vertical, de até 10 minutos para usuários comuns e até 60 minutos para contas verificadas ou com muitos seguidores.
Para acessar a plataforma, basta clicar no ícone que aparece no topo direito da tela, ao lado do ícone das direct messages. Outro meio é baixar o aplicativo IGTV, que pode ser instalado de forma individual, mas totalmente integrado à sua conta do Instagram.
Quais são as vantagens de usar o IGTV?
A plataforma foi desenvolvida para que influenciadores digitais pudessem compartilhar seus conteúdos também pelo Instagram. Pessoas que já atuam como influencers, não precisarão direcionar os usuários da rede para o YouTube, por exemplo. Isso dá mais fluidez para que o usuário assista a um conteúdo explicativo, informativo ou tutoriais.
Considerando que o Instagram Stories tem uma audiência de cerca de 300 milhões de usuários diariamente, o IGTV vai aproveitar esse potencial. A quantidade de usuários, potencial de engajamento e grande audiência são um dos principais motivos para que você comece a usar essa novidade — trata-se de um importante aliado na construção da imagem da empresa e presença digital.
A plataforma vai permitir o compartilhamento de mais conteúdos e mais completos, também… Sendo assim, mesmo que a sua conta ainda não possa fazer a publicação de 60 minutos, é indicado ter o recurso incluído em sua estratégia digital.
Recursos da ferramenta
Para os usuários que poderão compartilhar vídeos de até 60 minutos, também estará disponível o nosso velho “arraste para cima”, para a inserção de links. Boa ferramenta para divulgar um site, novo material e converter mais seguidores em clientes.
Também haverá a segmentação dos conteúdos entre as categorias “para você”, “seguindo”, “popular” e “continuar assistindo”.
Outro diferencial desta ferramenta é que, ao contrário do Instagram, o IGTV permitirá a publicação de conteúdos pelo computador. Isso torna ainda mais flexível a administração da conta pessoal ou comercial.
Em resumo, a partir de agora, você poderá publicar vídeos maiores e com conteúdo mais elaborado para o seu seguidor. Publicar vídeos no Instagram já era uma estratégia usada com sucesso por várias empresas. Porém, começar a usar o IGTV é uma forma de já estabelecer a sua presença online nesse meio e de estar na tendência do marketing digital, o que é essencial para reforçar a imagem da empresa e melhorar as vendas. Explore bem esse recurso!
No entanto, é necessário preocupar-se não só com a qualidade do conteúdo, mas também com a imagem e edição, a fim de garantir a credibilidade da sua empresa. Por esse motivo, conte com ajuda especializada no assunto e conheça bem a empresa que for contratar para realizar esse serviço. Por isso, dê uma lida no conteúdo que preparamos com 5 dicas valiosas na hora de contratar uma produtora de vídeo.
Comentários