Pensar em adotar uma inovação tecnológica eficiente tem sido a saída de muitas empresas para melhorar os seus processos. E o momento parece bem receptivo para os canais audiovisuais. Veja só: você já assistiu a algum vídeo hoje?
Seja em redes sociais, seja em sites de busca, as pessoas costumam prestar bastante atenção aos conteúdos feitos em vídeo. Especialmente se compararmos com os conteúdos em texto.
Isso ocorre porque o cérebro processa informações em formato visual bem mais rápido do que faz com as palavras.
Mas, se você ainda não sabe como as empresas têm utilizado os vídeos e quais os seus benefícios, não se preocupe. Continue aqui com a gente, que vamos explicar!
Como os vídeos podem ser utilizados pelas empresas?
Se a ideia é promover a interação da empresa com o público-alvo, o vídeo com certeza trabalha proporcionando essa sensação. Veja duas formas de utilização dos vídeos pelas empresas:
Na comunicação interna
O vídeo tem sido a melhor ferramenta para dar um “up” na comunicação interna das empresas. Os processos são otimizados e toda informação é transmitida de forma mais transparente.
Desde o informe de um comunicado da diretoria à promoção de diferentes iniciativas coletivas, todas as novidades da organização podem ser passadas por meio do vídeo. Serão mais eficientes do que um comunicado impresso e pendurado na parede.
Também é uma possibilidade de usar a transmissão on-line para atingir as filiais e os trabalhadores remotos sem que haja ruídos na comunicação. E ainda sem o comprometimento da produtividade daquelas pessoas, pela necessidade de deslocamento.
No marketing
Não só na comunicação interna, mas também na comunicação externa os vídeos têm um grande poder. Os usuários preferem assistir a vídeos que apresentam produtos e serviços, e essa inovação pode ser até mesmo decisiva na hora da compra.
Os consumidores estão a cada dia mais exigentes. Pense sobre você mesmo como cliente. Não é qualquer estratégia que vai convencê-lo a fazer uma compra, certo?
Os gatilhos utilizados pelo marketing precisam de cautela ao mesmo tempo que se comunicam a fundo com a mente humana. Por isso, quando falamos em vídeos no marketing, não estamos nos referindo aos comerciais tradicionais da TV. Isso porque pensamos a publicidade como uma ferramenta um pouco invasiva, especialmente por interromper a programação.
A ideia é que as pessoas busquem esses vídeos por conta própria, e não que sejam abordadas por eles. A presença de vídeos na internet é fundamental. A empresa mantém o relacionamento com aqueles clientes que têm interesse em continuar conhecendo e acompanhando o trabalho dela por meio da produção de conteúdo relevante.
Conhecendo bem o público que deseja atingir, é possível segmentar e direcionar o conteúdo do vídeo para que, além de ser visto, seja compartilhado e acabe envolvendo ainda mais pessoas.
Quais são os benefícios da utilização de vídeos?
Os vídeos são excelentes motivadores para as pessoas, pois são responsáveis por gerar empatia entre o público-alvo, a empresa e os seus colaboradores também.
Entenda alguns de seus mais diretos benefícios:
Maior integração
Um vídeo institucional, por exemplo, pode gerar maior integração entre os funcionários, transmitindo informações sobre a estrutura e os valores da empresa. É uma maneira bem mais leve e dinâmica do que fazer isso apresentando uma série de slides cansativos.
Em tempo real e em qualquer lugar
Pensar a comunicação em tempo real é uma vantagem dos recursos tecnológicos. O acesso pode ser feito de qualquer lugar e quando a pessoa desejar.
E, caso seja necessário, a visualização daquele conteúdo pode ser feita quantas vezes forem necessárias, por meio de um smartphone ou tablet.
Ótimo recurso para treinamentos
Pensando ainda na velocidade da informação e no dinamismo, os vídeos podem ser bem úteis quando um treinamento entre os colaboradores for necessário. Isso porque, além de transmitir instruções, os vídeos podem atingir os funcionários no campo emocional, mexendo com a sua motivação.
Agora que você entende todas as vantagens da utilização dessa inovação tecnológica, o que está esperando para implementar esse recurso na sua empresa? Caso tenha dúvidas ou sugestões, deixe aqui o seu comentário!
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